Organize sua vida financeira!
Categorias: Papo de Estudante por MaisEstudo às 14:41
educacao_financeira_nas_escolasUm dos grandes problemas que os jovens enfrentam é conseguir organizar seu orçamento de forma que possam conquistar tudo aquilo que desejam. Que jovem não sonha em comprar um carro novo, morar sozinho, fazer uma viagem, poder comprar muitas roupas, ou ter o celular da moda? Mas, além disso, eles também têm que ajudar nas contas de casa, pagar a faculdade, alimentação, transporte, etc. O ideal é conseguir equilibrar os gastos para que no final de cada mês ainda sobre um pouquinho do seu dinheiro. Como essa tarefa não é nada fácil, entrevistamos a Silvia Alambert, que é especialista em educação financeira de crianças e jovens. Olha só as dicas que ela nos deu:
Na sua opnião, quais os erros mais comuns que os jovens cometem na gestão de seu dinheiro?
A falta de conhecimento sobre o que fazer com o dinheiro e de um planejamento adequado que seja adotado como um hábito é que leva os jovens a um mau gerenciamento do dinheiro. Soma-se a isso o imediatismo de querer ter produtos descolados por questão de status social, sem pensar no reflexo financeiro futuro em que esta atitude lhes colocará.
Quais as melhores formas para um jovem poupar o seu dinheiro, pensando em objetivos como comprar um carro ou fazer um intercâmbio?
Ao invés de entrar em financiamentos longos com veículo ou realizar um intercâmbio pagando prestações mensais com juros altos, seria interessante que o jovem fizesse um planejamento anterior para embarcar nestes sonhos. Perguntas tais como “qual é o tipo de investimento que terei que fazer para ter um carro ou realizar um intercâmbio daqui a 3, 5, 7 anos?” “Quanto pagarei caso eu venha a parcelar estes sonhos em 80 meses?” “Quanto tempo levará se pegar este mesmo valor e investir em alguma aplicação e pagar por estes sonhos à vista?”. Garanto que o jovem descobrirá que conseguirá atingir o mesmo sonho em menos tempo do que os 80 meses financiado. Não deixe de contabilizar também as despesas com o veículo, como o seguro, a manutenção, o combustível ou, no caso do intercâmbio, quais refeições estarão incluídas, dinheiro para saídas e alimentação fora, se terá que levar suas roupas à lavanderia, seguro internacional, etc etc etc. Tudo deve ser pensado e planejado.
Como fazer o salário de um jovem que acaba de iniciar a carreira render?
A dica é aproveitar os benefícios da juventude, o tempo que ainda tem em seu favor para iniciar investimentos de longo prazo, aproveitar que ainda moram com os pais e não tem grandes responsabilidades financeiras. Nesta época é possível investir até 35% do salário de estagiário – se recebe R$ 800,00, invista R$ 280,00 mensais em fundos, ações, títulos do governo, renda fixa – sem que isso comprometa algum tipo de dívida que já tenha se comprometido, já que nesta idade, os maiores gastos são com roupas, celulares da moda ou algum financiamento com veículo ou apetrecho tecnológico. É importante ressaltar que um bom planejamento, caso o jovem já tenha algum tipo de financiamento, é importante para não comprometer nem o financiamento, nem os aportes que deverão ser feitos de maneira constante para que se obtenha um resultado positivo no longo prazo.
Quais dicas você pode dar para jovens que moram sozinhos, ou dividem o apartamento, na hora de organizar o orçamento?
Nunca comprometa mais do que 55% de seu recurso financeiro para os itens de sobrevivência (alimentação, despesas com aluguel, água, luz, telefone). Separe uma quantia mensal para o seu lazer, assim, você curtirá todos os meses as coisas boas da vida. Lembre-se de cuidar de sua educação, talvez haja algum curso que você vá querer fazer ou alguns livros que você irá querer comprar ou até um curso de tênis como hobby. Para isso, reserve uns 10% de seu recurso financeiro todos os meses. Tenha uma reserva para os grandes eventos de sua vida. Opa, a galera resolveu viajar à Floripa no próximo feriado ou você viu um anúncio daquele carro semi novo a um preço super mega blaster interessante e você economizou para esta oportunidade. Reserve 10% dos recursos para estas finalidades todos os meses. Que tal mais 10% para sua tranqüilidade futura? Esse dinheiro lhe servirá para que no futuro você viva no estilo de vida que desejar viver, sem precisar esperar que o governo faça alguma coisa por você. Se você se sentir bem, pegue 5% de seus recursos, compre alimentos e…. doe. Não faça isso esperando nada em troca. Você já não se sentiria bem ? Com esta técnica, será possível aproveitar com tranquilidade todos os momentos da vida. Caso 55% do orçamento lhe soe muito alto e você consiga viver com menos, melhor pra você, assim sobrará mais dinheiro para as outras coisas.
A Mais Estudo oferece descontos nas mensalidades de instituições de ensino, o que permite que os jovens associados possam economizar uma boa quantia durante o curso. O que você recomendaria que os universitários fizessem com esse dinheiro?
Aproveitem a oportunidade e iniciem o processo de realização de vida futura e abram suas contas da “Galinha dos Ovos de Ouro” ou Conta da Independência Financeira. Esse dinheiro dará a oportunidade de que comecem a plantar no presente o futuro que desejam colher.
Agora confiram essas dicas essenciais na postura do jovem que quer poupar seu dinheiro e conquistar a independência financeira:
Dica 1: Nunca, nunca e nunca gaste mais do que você ganha.
Dica 2: SEMPRE pague-se primeiro, isto é, antes de sair gastando todo o seu dinheiro, separe 10% de seu salário e coloque em sua conta de investimento. Quem merece ser pago antes de qualquer outra pessoa ? A loja de roupas? O celular novo ?
Dica 3: Saiba onde quer estar no futuro. Suas escolhas de hoje é que irão definir sua vida futura. Pergunte-se: “Onde eu quero estar daqui a 5 anos e a 10 e a 20, 30, 50 anos?” “Como pretendo fazer isto acontecer na minha vida?”
Dica 4: Tenha VOCÊ o controle de sua vida. Tenha uma planilha para lhe orientar para onde seu dinheiro deve ir. Controle VOCÊ seus gastos e investimentos. Saiba onde está investindo o seu dinheiro, seja questionador, curioso, chato mesmo. Não tem problema ser assim quando o que está sendo tratado é o SEU dinheiro. Você gostaria de entregar o controle de sua vida para outra pessoa?
DICA 5: Aprenda a colocar o seu dinheiro para trabalhar para você. Não se deixe levar pela onda de querer ter coisas que perdem o valor logo depois que você as adquire. Invista sempre parte da sua renda em coisas que se valorizam ao longo dos anos.
E aí, gostaram das dicas? Quem quiser saber mais sobre o assunto pode acompanhar o twitter da Silvia, que é @SilviaAlambert.